Em Itabuna, motoristas e motociclistas flagrados pela Settran recebem orientação
Começaram nesta segunda-feira, 4, os Encontros Educativos promovidos pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Itabuna - Settran para motoristas e motociclistas que foram notificados durante as blitze realizadas na semana passada, por estarem guiando sem o cinto de segurança ou o capacete. A atividade faz parte da Campanha de Educação para o Trânsito iniciada no último dia 28 de janeiro.
Numa das salas de aula da unidade local do Sest/Senat os condutores estão sendo sensibilizados visando a conscientização para o cumprimento das normas e advertidos para a ostensibilidade da fiscalização que a Settran implementará a partir deste mês. Focados na temática “Educação no Trânsito, compromisso de todos”, os encontros acontecem até quarta-feira, 6, no horário das 8 às 12 horas e das 17 às 21 horas, obedecendo o agendamento solicitado pelos motoristas e motociclistas infratores.
Participando do encontro por não usar o cinto de segurança, a psicóloga Carla Bomfim elogiou a iniciativa da Settran e falou da necessidade de tornar a educação para o trânsito uma constância em Itabuna. “As pessoas precisam ter consciência de que vivemos em sociedade e isso exige respeito às normas estabelecidas por parte de todos. No trânsito, esse respeito vai além das nossas particularidades e precisam ser vivenciadas como em família”, argumentou.
Para a cabeleireira Laiara Silva, que foi surpreendida na blitz por não usar corretamente o capacete, as ações educativas são imprescindíveis para mudar o comportamento do cidadão no trânsito. “A partir do momento que somos educados passamos a agir com mais consciência, inclusive sabendo dos riscos e os danos que as nossas atitudes incorretas podem causar. Portanto, espero que a Settran possa dar continuidade às estas ações para que possamos ter um trânsito melhor em nossa cidade”, afirmou.
Após ouvir atentamente as orientações da psicóloga Manoela Bello e da agente de fiscalização Kelly Nogueira, que fazem parte da equipe de Educação para o Trânsito da Settran, o representante comercial Flávio Vasconcelos, que há oito reside em Itabuna, também fez questão de ressaltar a importância das ações educativas para a mudança de comportamento dos motoristas no trânsito. Ele disse também que, atrelado ao trabalho educativo, é necessário que o Município dedique especial atenção às questões de engenharia no trânsito.
“Para que haja uma mudança de cultura na cidade, onde motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres respeitem as normas estabelecidas, é necessário que haja uma melhor infraestrutura no setor”, opinou o motorista, que foi flagrado sem o cinto de segurança durante a blitz. Nos Encontros Educativos da Settran os motoristas e motociclistas estão tendo a oportunidade de rever artigos importantes do Código de Trânsito Brasileiro, que tratam da obrigatoriedade do uso de cinto e do capacete e outros itens de segurança, bem como das penalidades previstas na lei.